seg, 29 julho 2024 16:03
Volta às aulas na Unifor: Vem aproveitar ao máximo a experiência universitária!
Neste início de semestre, a Universidade de Fortaleza acolhe calouros e veteranos, destacando uma série de iniciativas para que o aluno acumule vivências e desfrute de uma jornada acadêmica completa
É sobre construir o conhecimento vivendo experiências. Programas de internacionalização levam estudantes para além das fronteiras brasileiras, em um mergulho em intercâmbios e missões renomadas em vários continentes. Laboratórios de ponta e incentivos à pesquisa fazem o convite para produzir ciência e inovação enquanto encontros engajam a comunidade acadêmica.
Uma Central de Carreiras ajuda a abrir as portas do mercado e planejar bem o futuro profissional. Nas mais diversas áreas, projetos de extensão estimulam o profissional a uma rica vivência cidadã durante a graduação. Um robusto complexo esportivo abre possibilidades a quem sonha ser atleta.
Esta é apenas uma pequena amostra de como a Universidade de Fortaleza (Unifor), vinculada à Fundação Edson Queiroz, convida os graduandos dos mais diversos Centros de Ciências a vivenciarem a instituição para uma formação completa. São diversos programas e ações que dão suporte para uma experiência universitária rica, que se expande para muito além da tradicional sala de aula.
“Favorecemos uma formação que atrela a teoria e a prática, indo muito além de uma atuação puramente técnica, ou seja, que transcende o espaço da sala de aula”, explica Rafaela Ponte Lisboa, da Assessoria de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação (VRE).
Ela destaca que os currículos dos cursos da Unifor promovem ações de extensão, mostrando aos alunos o quanto os saberes adquiridos na Universidade são fundamentais e podem transformar a realidade. “Assim, atuamos também para uma formação cidadã, na qual almejamos profissionais cidadãos que sejam líderes, impactando positivamente a sociedade”, afirma.
Estímulo à criatividade e à inovação durante toda a jornada acadêmica
Foi justamente a estrutura e as inúmeras possibilidades para uma vivência universitária rica que levaram o estudante Guilherme Lima a escolher a Unifor. No 7º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, ele conta ter aproveitado especialmente os projetos de extensão e encontros de pesquisa para ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades relevantes para seu futuro profissional.
No projeto de extensão Pau de Arara, Guilherme pôde viajar para o Cariri em uma iniciativa que estimula a olhar a cultura por meio da lente da câmera. Ele também participou do Intercom, congresso voltado para a comunicação, e atualmente está estagiando na 365 Lab, uma agência experimental da Unifor que funciona como porta de entrada para o mercado de trabalho.
“Com certeza, esses projetos dos quais participei durante a minha graduação vão agregar demais no meu currículo e nas minhas vivências durante a minha jornada acadêmica”, afirma. Para ele, projetos e ações oferecidos pela Unifor para além da sala de aula ajudam a desenvolver habilidades relevantes para se destacar no competitivo mercado de trabalho.
“Promover uma experiência para além do currículo normal permite que os alunos explorem mais os interesses pessoais e acadêmicos dentro e fora da sala de aula, ajudando a definir mais as suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Também ajuda a estimular mais a criatividade e a inovação através dos desafios práticos e projetos interdisciplinares” — Guilherme Lima, aluno do curso de Publicidade e Propaganda
Prestes a produzir seu Trabalho de Conclusão de Curso, Guilherme conta que as expectativas estão ainda mais altas para iniciar este semestre. “Espero vivenciar a Universidade e conseguir fazer um projeto de TCC maravilhoso, participando de todos os projetos possíveis que a Unifor tem a me oferecer”, planeja.
Calouros, uni-vos!
Iniciativas não faltam para quem está começando agora ou para quem está retornando à Unifor. Mas vamos começar do início para ajudar a ambientar nossos calouros? Primeiro de tudo: você já conhece o dialeto da Universidade? Ele é importante para compreender os horários das aulas.
Usamos letras do alfabeto para dividir os horários das aulas nos turnos Manhã (M), Tarde (T) e Noite (N). Os dias da semana são classificados em números a partir de seus nomes: segunda-feira é 2; terça, 3; e assim por diante. As aulas acontecem nos horários AB, CD e EF, cada um com cerca de 100 minutos de duração e um intervalo de outros 20 entre eles.
Agora que você já entendeu sobre os horários, que tal um giro no campus mais arborizado da cidade? No dia 31 de julho, logo antes do início das aulas em 1º de agosto, daremos as boas-vindas aos nossos calouros em um momento especial para garantir uma integração acolhedora e informativa ao corpo discente.
Te esperamos às 15h30, na Área Verde atrás do Ginásio Poliesportivo, para as boas-vindas com direito a apresentação da Big Band e do Coral da Unifor. Os alunos terão acesso aos coordenadores de curso, que estarão nos espaços destinados aos Centros para realizar esclarecimentos.
Também poderão visitar as mesas de informações dos setores, conhecendo mais sobre os serviços e suporte oferecidos pela Universidade: das informações acadêmicas e administrativas até oportunidades de estágio e intercâmbio.
Haverá ainda um tour pelos principais espaços da Unifor, realizado a bordo de um trenzinho, permitindo que os calouros conheçam melhor a infraestrutura e os recursos disponíveis no campus. O evento se encerra com jogos e atividades nos espaços esportivos, proporcionando um momento de descontração e interação.
+ SAIBA | Acolhida 2024.2 apresenta espaços da Unifor a novos estudantes
Um manual básico para o dia a dia
Vamos agora às necessidades práticas do dia a dia. O Unifor Online é seu amigo. Lá, você vai encontrar tudo o que precisa sobre notas, frequência, financeiro e documentação.
Se tiver necessidades educacionais específicas, busque o Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP). O setor dá suporte para que você melhore sua experiência, garantindo, por exemplo, acessibilidade e inclusão com serviços como intérpretes de Libras, ledor, adaptação de material, além de atendimento psicológico e psicopedagógico.
Precisa de um livro emprestado ou de capacitações para acessar bases de dados acadêmicos? Está com dúvidas sobre as normas ABNT? É só ir até a Biblioteca Central. Com uma estrutura completa e um acervo com mais de 300 mil obras impressas e digitais, ela oferta ambientes de estudo individual e em grupo.
A Biblioteca Central da Unifor é localizada na Praça Central do campus (Foto: Ares Soares)
Formações e orientações acadêmicas também estão disponíveis no local, cujos serviços incluem ainda cinedebates promovidos pela Videoteca em parceria com professores, que abordam temas relevantes para a formação profissional e social da comunidade acadêmica através de obras audiovisuais. Também há o empréstimo de vídeos, no qual cada participante pode levar cinco vídeos por até cinco dias.
Sabia que na Unifor você também pode resolver várias coisas sem sair do campus? Temos banco, salão de beleza e até academia para facilitar o cotidiano de nossa comunidade acadêmica.
+ LEIA | Um lugar para aprender e desfrutar
Um setor para ajudar na burocracia e melhorar a experiência universitária
No térreo da Reitoria, uma equipe de peso está pronta para te ajudar com qualquer burocracia, dando orientações das questões financeiras às acadêmicas. É o setor Sucesso do Aluno, onde você poderá resolver desde pendências de matrícula até questões financeiras, tirar dúvidas sobre o FIES, averiguar problemas com documentos e se informar sobre as várias possibilidades de bolsas de estudo.
O Sucesso do Aluno acompanha o estudante na sua vida acadêmica, buscando otimizar sua experiência na Universidade. O projeto “Amigo Unifor”, por exemplo, visa dar suporte sempre que o discente precisar. É um setor preocupado em fazer com que o aluno se sinta acolhido e direcionado durante a graduação.
Local: Térreo do prédio da Reitoria da Unifor
Contato: (85) 3477-3000 | WhatsApp (85) 99246-6625
Topa voltar de ônibus noturno gratuito?
Quem estuda à noite conta com uma ajudinha extra para não perder nenhum minuto de aula. O serviço gratuito de ônibus da Unifor é uma forma de dar uma força para que nenhum aluno precise deixar a sala antes do fim da aula para conseguir pegar transporte coletivo e retornar com segurança.
Ônibus gratuitos disponibilizados pela Unifor são opção segura para trajeto até o campus (Foto: Ares Soares)
Os ônibus, cuja rota é noturna e funciona de segunda a sexta-feira, partem e retornam aos terminais do Antônio Bezerra, da Parangaba, do Papicu, do Eusébio e da Messejana. Para usar o serviço, basta se identificar como aluno por meio do aplicativo Unifor Mobile.
Além da frota que sai dos terminais à noite, a Unifor também oferece transporte gratuito de ônibus para o Complexo de Medicina Veterinária, de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, com três circuitos em cada período.
Orientação e caminhos para se destacar no mercado de trabalho
Imagine ter um lugar para aprimorar habilidades, planejar a carreira desde o início da graduação, acessar oportunidades de estágios e começar a desvendar um mercado de trabalho repleto de possibilidades.
A Unifor condensa tudo isso por meio da Central de Carreiras e Egressos. No primeiro andar do Centro de Convivência, o setor conecta estudantes de graduação e pós-graduação a mais de 4.000 empresas por meio de uma plataforma exclusiva chamada Unifor Carreiras.
“A Central de Carreiras conecta os alunos com empresas e startups, facilitando a entrada no mercado de trabalho e proporcionando experiências práticas na área de atuação”, pontua Rafaela, da Assessoria de Apoio ao Discente da VRE.
É lá que você vai encontrar orientação curricular para tentar vagas de estágio e emprego ou mesmo para empreender. A Central publica várias oportunidades, além de realizar eventos, oficinas e minicursos para preparar, conscientizar e aprimorar competências para a atuação profissional.
Tudo está disponível para alunos desde o primeiro semestre. Esta, aliás, é uma dica crucial para que o estudante possa se familiarizar com os tipos de oportunidades ofertadas e participar dessas atividades com potencial para enriquecer seu currículo. “Essas iniciativas ajudam os alunos a desenvolver habilidades essenciais e a aproveitar ao máximo sua vida universitária”, lembra Rafaela.
Rodamos o mundo para acumular conhecimentos
Atravessar fronteiras para descobrir novas culturas, desenvolver aptidões e ampliar o conhecimento é ouro na formação profissional. Na Unifor, as portas estão abertas para quem deseja internacionalizar os estudos.
São mais de 140 universidades parceiras em 30 países para que o aluno possa fazer intercâmbio. Dependendo da área, também é possível conseguir a dupla titulação internacional em Portugal, na Alemanha e na Colômbia. Os programas fazem parte do compromisso da Unifor em oferecer uma experiência educacional enriquecedora, capaz de preparar os acadêmicos para os desafios e oportunidades do mercado nacional e internacional.
Mas antes mesmo de sair do país, a Universidade promove a possibilidade de vivências com estrangeiros e com outros idiomas. Além da oferta de disciplinas em inglês, o Buddy Program te convida a “adotar” um estrangeiro e treinar novos idiomas.
O nosso Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) abraça setores de apoio docente e discente, de convênio, de bolsas e estímulo à pesquisa internacional, de intercâmbio, de tradução de documentos e históricos, além de aplicação de testes de proficiência em língua estrangeira.
“Os discentes têm acesso às oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Universidade de Fortaleza, oportunizando uma enriquecedora experiência e podendo estudar em universidades parceiras no exterior, expandindo seus horizontes acadêmicos e culturais”, destaca Rafaela, da Assessoria de Apoio ao Discente da VRE.
Pesquisa, ensino e extensão em uma vivência plena
Há um mundo de possibilidades para fazer da graduação uma experiência. Programas de extensão em diversas áreas do conhecimento dão ao aluno o contato com a sociedade e o ajudam a desenvolver o senso de responsabilidade social. Bolsas de iniciação científica e monitoria também abrem um novo mundo.
“O Programa de Monitoria proporciona aos alunos um ambiente acolhedor e colaborativo, no qual os discentes podem compartilhar suas dificuldades de aprendizagem e encontrar soluções e estratégias para superá-las. Além disso, favorece uma experiência que os permite se integrarem à comunidade acadêmica, oportunizando um desenvolvimento acadêmico e pessoal”, ressalta Rafaela.
A Monitoria Acadêmica enriquece a experiência dos alunos na universidade (Foto: Ares Soares)
Um exemplo de iniciativa voltada para experiências práticas de formação é o Núcleo de Extensão e Práticas (NEP), que desenvolve projetos e acompanhamento de obras nas áreas da Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica. O NEP também dispõe de oportunidades de atuação em projetos interdisciplinares externos ao campus.
Por meio de diferentes ações e programas, a Unifor tenta apoiar os alunos para que eles tenham uma vivência plena e completa na universidade, auxiliando-os a superar desafios e desenvolver habilidades essenciais. “Esse suporte vai além da sala de aula, abrangendo aspectos acadêmicos, emocionais e sociais”, explica Rafaela Ponte.
A docente destaca que a Unifor oportuniza desenvolvimento a partir das monitorias e programas de orientação, ajudando os alunos a melhorar seu desempenho e a compreender melhor os conteúdos das disciplinas. “Isso resulta em um aprendizado mais eficiente e em melhores resultados acadêmicos”, afirma.
Um hub para empreender e inovar
Além das bolsas de pesquisa e dos projetos de extensão que os alunos se envolvem, um Parque Tecnológico (TEC Unifor) e um Hub de Inovação estão de portas abertas para os alunos que desejam estagiar ou mesmo investir em uma iniciativa empreendedora.
“O Unifor Hub é o hub universitário da Unifor, criado com o propósito de conectar a comunidade acadêmica à inovação. Essa comunidade inclui alunos, ex-alunos, professores e colaboradores administrativos da Universidade”, explica a analista de inovação do Unifor Hub, Nathália Bayer. É lá que estão as startups, negócios de base tecnológica.
Localizado no TEC Unifor, o Unifor Hub é um agente importante no ecossistema de inovação da Universidade. “Trabalhamos em rede com os laboratórios que formam o TEC Unifor para fortalecer esse ciclo de inovação do ecossistema. Nosso papel é ser uma das principais portas de entrada para negócios de base tecnológica da comunidade acadêmica, conectando mercado e pesquisa científica, e, assim, gerando inovação para a sociedade”, acrescenta a analista.
Egressa do curso de Administração da Unifor, a própria Nathália foi bolsista voluntária de iniciação científica, o que a conectou com a pesquisa e a levou a participar de hackathons e bootcamps semelhantes aos que o Unifor Hub realiza atualmente.
“Essas primeiras experiências com inovação foram fundamentais para minha trajetória. Desde então, participei, organizei e produzi eventos voltados ao fomento de ideias empreendedoras inovadoras, tecnologias e sustentabilidade”, conta.
“Quando você se engaja no ecossistema de inovação, descobre um mundo novo de possibilidades, onde pessoas, empresas, métodos e eventos se conectam, abrindo grandes oportunidades. A Unifor foi essencial para proporcionar essas experiências e me preparar para atuar no Unifor Hub” — Nathália Bayer, analista de inovação do Unifor Hub
Vida universitária ativa e envolvente
A Unifor ainda se empenha bastante em promover a integração social a partir de atividades de responsabilidade social, culturais e esportivas que incentivam os alunos a participar de uma vida universitária ativa e envolvente. “Esses eventos ajudam a criar um senso de comunidade e pertencimento, essenciais para uma experiência universitária enriquecedora”, explica Rafaela Ponte.
“Aqui na Unifor, vocês encontrarão não apenas um local de estudo, mas um espaço onde poderão crescer, se desenvolver e construir memórias inesquecíveis. Estamos aqui para garantir que sua experiência universitária seja enriquecedora e memorável” — Rafaela Ponte, da Assessoria de Apoio ao Discente da Vice-Reitoria de Ensino de Graduação e Pós-Graduação
Não deixe de aproveitar todas essas iniciativas e suportes durante a sua jornada acadêmica. Elas são essenciais para sair da graduação não apenas com um diploma, mas preparado para uma vida profissional e pessoal de sucesso.