null Orgulho Unifor: Adriana Rolim é empossada na Academia Cearense de Ciências

Qui, 30 Junho 2022 11:33

Orgulho Unifor: Adriana Rolim é empossada na Academia Cearense de Ciências

Coordenadora de Pesquisa da Unifor destaca que condecoração é reconhecimento para Grupo de Pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos

Com 14 anos de atuação na Unifor, Adriana Rolim também coordena o Grupo de Pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos (Foto: Ares Soares)

Com o propósito de incentivar o corpo docente na busca por excelência profissional, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, possui professores com atuação destacada em projetos de pesquisa. Esse é o caso da pesquisadora Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa da Unifor, empossada como integrante da Academia Cearense de Ciências (Aceci) no último dia 15 de junho.

A docente foi indicada por dois membros titulares para ocupar a vaga. Após indicação da candidatura, apreciada pela diretoria da entidade, ocorreu a votação em assembleia.

“Participar da Academia Cearense de Ciências é uma grande honra. É o reconhecimento de que o trabalho do nosso Grupo de Pesquisa de Farmacologia de Produtos Naturais e Sintéticos contribui para o desenvolvimento científico”, destaca a pesquisadora.

Relevância

Coordenado por Adriana Rolim, o Grupo desenvolve pesquisas de identificação de novos alvos terapêuticos para o tratamento da dor orofacial - ocasionada na região da cabeça, face, pescoço ou mandíbula - e screening farmacológico (avaliação da atividade biológica) para análise de compostos com atividade sobre o sistema nervoso central. A coordenadora destaca a relevância do projeto de pesquisa para o ambiente acadêmico.

“Nosso Grupo já formou 18 mestres, 13 doutores, 4 pós-doutores e 57 estudantes de graduação”, pontua.

Outra linha de pesquisa acontece por meio de estudos de padronização de modelos experimentais em zebrafish adulto, peixe de água doce utilizado como modelo de experimentação animal, em substituição ao uso de roedores.

Próximos passos

Com atuação na Unifor desde 2008, a pesquisadora destaca que recebeu todo o suporte necessário para o desenvolvimento das suas habilidades como cientista. Além disso, ela comenta quais serão os próximos passos após a nomeação na entidade estadual: “Como membra da Academia Cearense de Ciências pretendo contribuir com ações de divulgação científica e de valorização da participação feminina na ciência”.

Reconhecida em rankings internacionais anualmente divulgados, a Universidade de Fortaleza se destaca por seus investimentos e incentivos na área de pesquisa científica. Junto aos esforços aplicados pela instituição, os pesquisadores ainda podem robustecer os recursos para seus projetos buscando financiamentos externos. A Unifor divulga oportunidades e auxilia na submissão de trabalhos científicos a editais vigentes, identificando áreas estratégicas e captação de fundos financeiros.

Sobre a Academia Cearense de Ciências

Fundada em 23 de outubro de 1985, a Aceci busca realizar reuniões mensais com os membros para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de interesse da sociedade, além de contribuir com melhorias para o Ceará.

No processo de seleção de novos acadêmicos, é necessário que uma das vagas da entidade esteja disponível. Nesse sentido, os candidatos para as respectivas vagas que surgirem devem ser indicados à presidência, sendo que as indicações devem ser proferidas por, pelo menos, dois acadêmicos titulares.

Em seguida, o presidente indica dois acadêmicos para análise e avaliação dos perfis dos candidatos, envolvendo, sobretudo, contribuições científicas, tecnológicas e formação de recursos humanos. Após o parecer ser emitido pelos avaliadores, é submetido ao plenário da Academia Cearense de Ciências. Diante desse contexto, o reconhecimento pelo trabalho do cientista é o que mais o enaltece para ser empossado junto ao seleto grupo.