seg, 9 setembro 2024 19:38
O que faz a Unifor ser única?
Das missões de aprendizagem ao rico ecossistema que integra pesquisa e inovação ao ensino e à extensão, a Unifor oferece possibilidades únicas para formar profissionais completos e cidadãos globais
Uma universidade única pulsa em um campus arborizado que promove uma espécie de oásis de conforto térmico em Fortaleza. Um lugar que oferece a possibilidade de vivências dentro e fora do país por meio de missões de aprendizagem disponíveis para alunos da graduação à pós. É sobre estudar em um ambiente no qual a cultura e a arte são evidenciadas dos grupos artísticos a um centro cultural robusto, um dos maiores disseminadores de arte do país.
Imagine ainda poder contar com um dos maiores e mais modernos parques desportivos da América Latina como aliado na formação profissional e de atletas. Estes são alguns dos diferenciais que tornam a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, única.
É sobre construir conhecimento em um lugar que dispõe de valiosos espaços para fomentar a inovação, a pesquisa e o empreendedorismo com o Unifor Hub e os laboratórios do Núcleo de Biologia Experimental. Não é à toa que a Unifor abriga em seus quadros sete dos pesquisadores mais citados no mundo e está consolidada como a melhor universidade privada do Norte e Nordeste. Aqui, te damos as ferramentas necessárias para sonhar e realizar.
É que a Unifor promove uma formação integral, unindo conhecimentos específicos e desenvolvimento de habilidades a uma capacitação mais geral, que envolve competências desenvolvidas para toda a vida. Aprender, ensinar e vivenciar.
“O preparo para a atuação no mercado de trabalho diz respeito não só à assimilação de conteúdos, mas também à oportunidade dada aos alunos de engajarem-se em experiências práticas e desafios operacionais do mundo real”, salienta a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor, Maria Clara Bugarim.
Um lugar para pesquisar e sonhar com um mundo melhor
A excelência acadêmica e o impacto positivo na vida do corpo discente foram os motivos que levaram o aluno César de Alencar a se matricular no curso de Direito da Unifor. No 6º semestre da graduação, ele está seguro de que é aqui que vai crescer profissionalmente e pessoalmente.
“Uma universidade precisa ser, acima de tudo, um espaço de inovação, em que o conhecimento não é apenas transmitido, mas continuamente construído”, acredita. Para ele, este é o caminho trilhado pela Unifor, uma instituição que se reinventa constantemente e se compromete com a pesquisa e a extensão.
“É essa cultura de inovação e a constante formação de conhecimento que conferem à Unifor uma chancela de qualidade incomparável, preparando seus egressos para serem líderes em suas áreas de atuação”, diz.
César conta que, ao ingressar no curso de Direito, foi apresentado a um currículo atualizado na área, com disciplinas inovadoras e experiências práticas significativas por meio da curricularização da extensão. “Um dos aspectos mais marcantes desse novo currículo é a introdução da disciplina de Metodologia da Pesquisa Jurídica já no segundo semestre, o que nos capacita desde cedo para a produção científica”, afirma.
A jornada dele na pesquisa começou na Rede Internacional de Pesquisa em Neurodireito, um grupo com professores e alunos da Unifor, da Universidad Austral de Chile e da Universidad Externado de Colombia. O aluno contou com o apoio da bolsa do Programa de Iniciação Científica da Fundação Edson Queiroz. “Esse suporte e essas oportunidades foram cruciais para meu desenvolvimento como pesquisador desde os primeiros passos na Universidade”, rememora.
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Para César, é uma honra fazer parte de uma instituição que conta com pesquisadores que estão entre os mais influentes da América Latina, segundo o ranking AD Scientific Index. “Isso é um reflexo da excelência acadêmica e do compromisso com a pesquisa de alta qualidade que a Unifor cultiva”, acredita.
Na Unifor, César diz que tem aprendido que é preciso sonhar para avançar. “É necessário propor para avançar, e são justamente os sonhos que caracterizam um verdadeiro cientista. Um cientista sonha com uma sociedade melhor”, afirma.
“Na Unifor, não somos apenas alunos, mas futuros profissionais cujos sonhos são nutridos e incentivados. A Universidade investe em cada um de nós, permitindo que o aprendizado se torne uma jornada de crescimento pessoal e profissional. É esse compromisso com a excelência e a inovação, aliado ao suporte dado para que cada estudante possa alcançar seu máximo potencial, que faz da Unifor uma instituição verdadeiramente única” — César de Alencar, aluno do curso de Direito
Missões de aprendizagem para ampliar vivências
A Unifor dá ao aluno a possibilidade de multiplicar vivências e experiências capazes de contribuir com seu aprendizado. E oferece um mapa para que possam percorrer diferentes lugares dentro e fora do país em busca de conhecimento. As missões de aprendizagem acontecem em diferentes formatos e em diversos níveis de ensino, da graduação à pós.
São caminhos que levam estudantes de direito a conhecerem de perto os órgãos de justiça em Brasília, por exemplo, ou que levam estudantes da Pós-Unifor da área da saúde a vivenciar novas experiências em instituições europeias. Para cada viagem, os alunos fazem estudos prévios e colaborativos para se prepararem para o que vivenciarão no local. Docentes capacitados também acompanham os grupos, elaborando o roteiro em conjunto e unindo vários saberes e visões nesse processo.
As missões são estratégias de formação que ajudam o estudante a ampliar seus horizontes profissionais e pessoais com visão de mundo e cidadania global. Nelas, eles podem vivenciar novas culturas, aprender outros idiomas, formas de trabalho e novas tecnologias que agregam substancialmente valor ao seu portfólio formativo, conferindo ao egresso da Unifor uma completa formação profissional técnico-científica e cidadão.
“No que se referem às missões, a Unifor possui parcerias globais com 141 universidades ao redor do mundo, facilitando a implementação de novas experiências internacionais e ainda possibilitando outras oportunidades, como intercâmbios, formação de grupos de pesquisa internacionais, participação em conferências e simpósios, intercâmbio de discentes e docentes e Dupla Graduação ou Titulação” — Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação da Unifor
A professora Clara Bugarim destaca que um aluno que participa de uma missão amplia seus laços sociais e redes de cooperação. “Soft skills são trabalhados como o saber relacionar-se consigo mesmo, com os outros, diante da diversidade e com novas culturas, ética e visão sustentável, desenvolvendo aspectos relacionados à gestão de conflitos, com persuasão e argumentação, adaptabilidade a novos cenários, além de colaboração e comunicação”, aponta.
Os estudantes vivenciam experiências únicas de autoconhecimento e autogestão de carreira ao vislumbrar possibilidades de atuação até então não conhecidas.
Projeto Pau-de-arara
Promovido pelo Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) e voltado aos alunos dos cursos de Comunicação, tem como objetivo central aproximá-los da cultura nordestina, por meio da produção de fotografias artísticas e documentais em cidades do interior da região. Criado em 2004, o projeto já visitou 19 cidades, em quatro estados: Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba.
Viagens pedagógicas
Promovidas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, ocorrem no 2° semestre (no Ceará), 6° semestre (nacional - São Paulo) e 7° semestre (região Nordeste), acompanhando o aumento gradual em complexidade das competências dos alunos para produção de projetos relacionados, respectivamente, aos temas cidades coloniais, verticalização e bens tombados do patrimônio histórico. Em 2024, haverá também uma experiência internacional.
Missão República Tcheca
Organizada pelo Mestrado Profissional em Ciências das Cidades (MPCC) e o curso de Arquitetura e Urbanismo, conta com o apoio da Embaixada brasileira na República Tcheca. Aberta aos alunos dos cursos de mestrado MPCC e da graduação em Arquitetura e Urbanismo, possui o objetivo de consolidar os conhecimentos sobre a arquitetura moderna, com ênfase na arquitetura moderna da República Tcheca, especialmente a Villa Tugendhat, patrimônio cultural mundial pela UNESCO, além da troca de experiências em cidades como Brno, Praga, Jansteijn e também Viena, Áustria.
Missão Direito - São Paulo
Destina-se a alunos e egressos do curso de Direito que tenham interesse nas áreas de inovação, criatividade, tecnologia aplicada ao Direito, startups, governança e cultura organizacional como instrumento de melhoria para o profissional do Direito, por meio de visitas técnicas ao maior Tribunal da América Latina (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) e instituições privadas a fim de captarem a relevância da cultura organizacional de cada uma.
Missão Coimbra - Portugal
Oportuniza aos alunos das especializações em Direito, em seus ramos do direito público e direito privado, uma imersão na Universidade de Coimbra, umas das universidades mais antigas da Europa, com tudo o que ela tem para oferecer. A edição de 2024, incluiu a participação no curso intitulado 'Direitos Humanos e Debates Contemporâneos’, bem como no IX Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra 2024.
Missão ESG
Para alunos do MBA em ESG, a Missão consiste em três dias de intensas atividades com visitas guiadas em plantas produtivas, escritórios regionais, reuniões e palestras em instituições e empresas que tenham a sustentabilidade como estratégia de negócio.
Missão Columbia
- Nova Iorque, EUA (Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos – MPDIR),
- Nova Iorque, EUA (Mestrado Profissional em Administração – MPA),
- Nova Iorque, EUA (Mestrado Profissional em Ciências da Cidade – MPCC).
Missão Vale do Silício
Califórnia, EUA (Pós-Graduação Lato Sensu – Área de Tecnologia).
Um rico ecossistema para pesquisar e inovar
Os alunos interessados em pesquisar, inovar e empreender encontram na Unifor um ecossistema vívido para isso, com hub de inovação, parceria com empresas, incentivos à pesquisa científica e laboratórios de ponta. É uma estrutura robusta para estimular alunos e pesquisadores a construir conhecimento e criar inovação.
“O Unifor Hub é único porque ele desenvolve competências empreendedoras nos alunos a partir de atividades práticas. Poucas instituições de ensino têm um hub que adota metodologias científicas como o nosso, que tem uma atuação ampla”, afirma o vice-reitor de Pesquisa da Unifor, Milton Sousa.
Esse hub de inovação conecta discentes, egressos, professores, pesquisadores, colaboradores, empresas e investidores para impulsionar startups, auxiliar a criação de empreendimentos inovadores e dar espaço para a inovação aberta. O espaço traz ainda pesquisas e projetos acadêmicos para os empreendimentos que estão lá dentro.
Para se ter uma ideia, no ano passado mais de 2.000 estudantes de todos os Centros de Ciências da Unifor passaram por lá, participando de palestras, hackathons e programas de aceleração. “É uma atuação muito relevante, muito prática e que efetivamente tem desenvolvido competências empreendedoras e inovadoras nos alunos que participam”, afirma Milton.
Outro diferencial da Unifor para promover a pesquisa é o Núcleo de Biologia Experimental (Nubex), um centro de excelência com 12 unidades de pesquisa laboratoriais com biotério e unidade de bioinformática, por exemplo. “Conseguimos fazer pesquisa de ponta, principalmente na área de biologia experimental e na área de biologia geral, que afetam áreas da saúde e de biotecnologia”, aponta Milton.
O vice-reitor de Pesquisa conta que muitas inovações vão para o mercado a partir de pesquisas científicas parecidas com as que são feitas no Nubex. “Hoje temos muitas patentes que foram depositadas a partir de pesquisas do Nubex e estamos começando um trabalho muito forte de transferência de tecnologia para a indústria”, informa.
Além da infraestrutura de ponta para produzir pesquisa e inovação, a Unifor conta com um corpo de pesquisadores docentes qualificados e atuantes. O investimento da Universidade em pesquisa a coloca em posição de destaque nos principais rankings educacionais do mundo, como o THE.
Os pesquisadores da Unifor têm publicado cada vez mais, com maior qualidade, em revistas de alto impacto internacional, e têm sido cada vez mais citados. Segundo o sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de pesquisadores individuais do ranking AD Scientific Index 2024, 52 dos cientistas mais influentes do mundo estão na Unifor. A instituição aponta ainda que a Universidade possui sete pesquisadores entre os 20% mais citados no mundo, além de cinco entre os 10% mais citados na América Latina.
“A Unifor é única porque congrega todo esse ecossistema de pesquisa e inovação, aliado ao ensino e à extensão. Essas coisas existem sozinhas, mas aqui na Universidade de Fortaleza elas existem principalmente em conjunto. Toda pesquisa e toda inovação estão associadas a algo que foi feito no ensino, na inovação e na extensão” — Milton Sousa, vice-reitor de Pesquisa da Unifor
Equipamentos culturais para educar e garantir o acesso
O estímulo frequente à cultura é uma forma da Unifor ampliar as possibilidades de seus alunos e, ao mesmo tempo, conectá-los a novas vivências e projetos sociais. Aqui, os estudantes nem precisam deixar o campus para frequentar um espaço cultural que apresenta regularmente exposições de excelência gratuitas e com intensa programação de arte-educação.
Os professores são incentivados a levar suas turmas para visitar o equipamento, que também se configura como um lugar de difusão de artistas cearenses, acessível a toda a sociedade.
“Só a Unifor tem um dos mais importantes acervos de arte do país, acessível aos visitantes nas mostras realizadas no Espaço Cultural Unifor”, afirma a professora Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária. A instituição também conta com outros equipamentos culturais abertos ao público, como o Teatro Celina Queiroz, a Biblioteca Acervos Especiais, a Cordelteca e a Coleção Rachel de Queiroz.
A Universidade ainda oferta grupos de arte abertos a toda a comunidade acadêmica e ao público externo, como Big Band, Camerata, Coral e Grupo Mirante de Teatro. Com uma ajuda de custo aos artistas e estrutura disponibilizadas pela Fundação Edson Queiroz, eles ensaiam e se apresentam regularmente em eventos na Universidade e extracampus, brindando o público com boa música e apresentações teatrais.
“Os alunos são beneficiados quando integram esses grupos e passam a ter uma formação que promove aptidões, saberes e valores que vão muito além da sala de aula e ficam para toda a vida. E [se beneficiam] quando apreciam essas apresentações como espectadores, uma vez que a arte sempre nos toca e nos afeta de alguma maneira”, aponta Adriana Helena.
Um parque desportivo completo para ampliar possibilidades
No esporte, o grande diferencial da Unifor é seu Parque Desportivo completo, que atende a comunidade acadêmica e o público externo, composto por academia, estádio de atletismo, ginásio poliesportivo, quadras de tênis, complexo de beach tennis, piscina, campo society e sala de E-Sports.
“Resultado disso é que a Unifor está há dez anos entre as cinco melhores instituições de ensino superior do Brasil em desempenho esportivo, segundo o ranking da CBDU. Isso é fruto, sobretudo, dos investimentos constantes em suas Seleções Desportivas, com a oferta atual de 190 bolsas-atleta”, informa Adriana Helena.
Ter uma estrutura como esta traz uma série de vantagens acadêmicas aos estudantes, já que o Parque Desportivo se torna um grande laboratório de práticas para os cursos da área de saúde e da tecnologia, passando pelo treinamento das equipes esportivas da Unifor que, nacionalmente e até internacionalmente, são reconhecidas pelos expressivos resultados e pela revelação de talentos no esporte.
A valorização desta área e a infraestrutura da Universidade tem atraído eventos locais, nacionais e internacionais, como o Grand Prix de atletismo, o campeonato internacional de judô e os jogos universitários brasileiros. O espaço já foi, inclusive, escolhido para treinamento de atletas na Copa do Mundo de Futebol.
O Parque Desportivo também é campo forte para receber projetos sociais em parceria com diversas entidades que promovem a prática esportiva de forma gratuita à comunidade. “A própria Fundação Edson Queiroz, por meio da Vice-Reitoria de Extensão, mantém uma Escola de Esporte para mais de 350 crianças e adolescentes da comunidade do entorno de forma gratuita”, destaca Adriana Helena.
“O esporte é uma ferramenta de largo alcance e que desenvolve valores que compõem as competências essenciais para qualquer área de atuação profissional. Assim, tanto os alunos que se envolvem diretamente em práticas esportivas como os atletas ou aqueles que usufruem do Parque Desportivo (...) são impactados de forma muito positiva em sua formação, tornando-se profissionais diferenciados” — Adriana Helena, vice-reitora de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor
Um campus arborizado e singular
A natureza também está conectada ao processo de aprendizagem na Unifor. O campus da Universidade é uma importante mancha verde na cidade de Fortaleza e pode facilmente ser confundido com um parque diante de sua vasta cobertura vegetal, repleta de baobás e ipês e capaz de trazer conforto térmico à comunidade universitária.
Cerca de 29 funcionários são responsáveis pela manutenção de 627.450m² de área, considerando os dois campi, o Nubex e o NAMI. “Os jardineiros trabalham por áreas previamente selecionadas e cada um tem a responsabilidade por seu setor, sob fiscalização de um fiscal de campo e um encarregado”, explica o engenheiro agrônomo e consultor dos jardins da Unifor, José Itamar Frota Júnior.
O campus da Unifor possui uma grandiosa variedade de espécies arbóreas e arbustivas nativas e exóticas, tendo em vista que o então chanceler Dr. Airton Queiroz sempre gostou de plantar espécies pelas quais ele achava interessante. Há baobás (espécie africana), tamareiras (oriente médio e sul da Ásia), cássia chuva de ouro (sudeste da Ásia), eucaliptos (Oceania/Austrália), pinheiros (Ásia/Europa), angicos (Brasil/NE), oitis (Brasil), cedros (América do sul), timbaúbas (Brasil), dentre outros.
“Inúmeras espécies contribuem para amenizar o calor de Fortaleza, proporcionando um microclima no campus ameno, além de atrair pássaros e outros animais, tornando o ambiente mais agradável e acolhedor” — Itamar Frota Júnior, engenheiro agrônomo e consultor dos jardins da Unifor
Como professor, Itamar comenta o privilégio de lecionar no campus da Unifor. “Pela manhã, no primeiro horário, consigo ouvir o canto dos pássaros que, junto com os sons oriundos das águas das fontes, traz uma sensação de paz. À noite, os sons de animais e insetos de hábitos noturnos nos traz a sensação de estarmos no interior e não numa cidade como Fortaleza”, narra.
Para ele, a paisagem presente no campus influencia na qualidade de vida da comunidade acadêmica e também nos processos de aprendizagem, com a natureza e a preocupação ambiental constantemente presentes na formação dos futuros profissionais.
Bem-estar em uma experiência universitária completa
“Amo o campus arborizado. É um espaço em que me sinto mais próxima à natureza”, diz a estudante do 8º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, Fernanda Cruz. Ela conta que costuma aproveitar os bosques para descansar a mente e relaxar.
Fernanda escolheu a Unifor pelas muitas possibilidades de pesquisa e por sua referência no mercado de trabalho. “Conversando com amigos que já se formaram, notei que eles já chegaram no mercado preparados, pois a experiência que eles tiveram foi além da sala de aula. Eles aplicavam os conhecimentos nos projetos que atuavam, sejam de pesquisa ou de mercado”, afirma.
Ela tem buscado aproveitar todas as possibilidades que são únicas na Unifor. Sempre que tem oportunidade, visita o Espaço Cultural. “Vou para incrementar o meu conhecimento cultural e conhecer obras de artista que não tinha acesso, seja por não ter conhecimento do artista antes ou por oportunidade de ver sua obra de perto”, diz.
Ela recorda, por exemplo, da exposição em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna e de uma exposição do artista plástico Zé Tarcísio, que ela só pode conhecer graças ao espaço na Universidade.
“Vejo a Unifor como um espaço de expansão cultural. É um espaço acessível e de descoberta de novos artistas. No campus arborizado, sempre aproveito para fazer uma leitura mais descontraída pois é um espaço muito fresco e relaxante. A Unifor, para mim, é única, pois tem grande relevância no mercado e na área acadêmica, além de nos dar grandes oportunidades de contato dentro da Universidade” — Fernanda Cruz, aluna do curso de Publicidade e Propaganda