Objetivos
Este curso vai preparar os agentes públicos e analista de licitações empresariais para atuar nas atividades relacionadas às Fases e Procedimentos da Contratação Pública, aos Estudos Técnicos Preliminares (ETP), ao Plano Anual de Contratações (PCA), Gestão de Riscos, Pesquisa de Preços, análise de Edital, Termo de Referência, Gestão dos Contratos de acordo com a Lei nº 14.133/2021, as demais normas legais, jurisprudências do TCU e ferramentas do Portal Nacional de Compras Públicas (PNCP).
Público-Alvo
Profissionais que laboram na área de licitações, assessores, Agentes e técnicos que atuam nas áreas de Suprimentos, Compras, controladoria, elaboração de propostas de preços, analistas de licitações, estudantes e demais setores da logística.
NA NOVA LEI DE LICITAÇÕES PÚBLICAS – Lei 14133/2021
• Conceito, objetivos e princípios aplicáveis às licitações e contratações públicas;
• Fundamento Constitucional das Licitações;
• Abrangência da NLLC (Lei 14133/2021)
• Megaprocesso das Contratações Públicas – O dever do Planejamento;
• Relevância e Instrumentos de Planejamento das Contratações
• Objetivos da Licitação: Ciclo de Vida do objeto
• Governança das Contratações
• Estudo Técnico Preliminar - ETP ;
• Termo de Referência – Descrição do Objeto, Critérios de Sustentabilidade, Licitação por Item ou Lote; Exigências e documentos de habilitação/qualificação técnica -TR ;
• Gestão de Riscos (Mapa de Riscos, Matriz de Riscos e Alocação de Riscos);
• Processo de Pesquisa de Preços – Orçamento Estimado, preços de mercado e preço de referência, orçamento sigiloso, formas de coleta de preços, critérios de aceitabilidade;
• Preço inexequível: dificuldades e orientações;
• Edital – regimes de execução, regras sobre a condução do certame – habilitação, julgamento, recursos e impugnação e disposições sobre execução contratual;
• Regimes de execução: empreitada por preço unitário, empreitada por preço global, empreitada integral, contratação por tarefa, contratação integrada, contratação semi-integrada, fornecimento e prestação de serviço contínuo.
• Critérios de Julgamento – Julgamento pelo Critério do Menor Preço e Maior Desconto – IN SEGES/ME 73/2022;
• Fases da Contratação Pública;
• Falhas nas licitações que impactam diretamente nos Contratos;
• Contratos - As Sanções previstas na NLLC – Advertência, Multa, Impedimento e Declaração de Inidoneidade – hipóteses de aplicação e abrangência dos efeitos;
• Recursos e Pedidos de Reconsideração.
Camila Madeiro Frota
Advogada Administrativista, graduada pela Universidade Federal do Ceará - UFC 2001, Professora e Assessora em Licitações e Contratos Públicos há mais de 25 anos. Especialista em Direito Administrativo e Processo Administrativo (Unifor 2002). Pós-graduada em Licitações Públicas e Contratos Administrativos. Formação de Pregoeira, desde 2005. Assessora Jurídica na Prefeitura Municipal de Fortaleza de 2007 a 2025. Especialista em Licitações e Contratos Internacionais. Professora de Pós-Graduação em Licitações e Contratos nas Universidades de Fortaleza. Professora IMPARH. Vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo OAB/CE. Coautora de Livros acerca da Lei 14133/2021. Colunista do Portal Sollicita no “Loucas por Licitação”. Perfil no Instagram @camila.madeiro.adv.'
*O Corpo docente pode sofrer alterações até o início do curso.
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 525,00
À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.
Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
Termos de Cancelamento e Reembolso
O cancelamento da matrícula deverá ser solicitado pelo(a) aluno(a) exclusivamente por meio do e-mail: educacaocontinuada@unifor.br.
Caso o cancelamento seja solicitado até 1 (um) dia antes da data de início do curso, será devolvido 95% do valor pago, a título de reembolso.
Após o início do curso, não haverá devolução do valor investido.
O(a) aluno(a) poderá, alternativamente, solicitar a transferência do valor pago como crédito para outro curso da Educação Continuada, sem cobrança de multa.
Em caso de cancelamento do curso pela instituição, os valores pagos serão restituídos integralmente, de acordo com a forma de pagamento original: depósito em conta bancária indicada pelo(a) aluno(a) ou estorno no cartão de crédito.
Em caso de desistência por parte do(a) aluno(a) ou de cancelamento da missão por motivos institucionais, como insuficiência de quórum ou força maior, a universidade não se responsabiliza por quaisquer valores já pagos individualmente com passagens, hospedagem ou demais reservas pessoais, cabendo ao participante arcar com esses custos.
*Sujeito a alteração sem prévio aviso. Vagas limitadas.
*Turmas sujeitas a confirmação até 2 dias antes da data indicada.