Objetivos

  • Desenvolver novas práticas de gestão, empreendedorismo e inovação;
  • Analisar as variáveis capazes de impactar nos negócios;
  • Compreender as funcionalidades das ferramentas de gestão, permitindo um maio controle das ações estratégicas;
  • Apresentar ferramentas de Business Intelligence (BI) e dashboards gerenciais mostrando suas funcionalidades e técnicas de gerenciamento;
  • Elaborar ferramentas gerenciais adaptadas ao modelo de negócio das empresas, permitindo uma maior eficácia no tratamento e análise dos dados.

Justificativa do Curso

Com a globalização e o aumento da competitividade, as organizações precisam adotar estratégias que lhes permitam compreender melhor o mercado em que atuam. Nesse contexto, torna-se fundamental desenvolver competências técnicas e utilizar ferramentas gerenciais que possibilitem mensurar resultados, acompanhar tendências e transformar dados em informações estratégicas.

O curso tem como propósito capacitar profissionais para analisar oportunidades e ameaças do mercado, utilizando conceitos de Business Intelligence (BI) e dashboards como instrumentos de apoio à gestão. A proposta é desenvolver habilidades e competências que permitam criar as ferramentas de gestão, medir desempenhos, acompanhar indicadores de performance e projetar cenários de negócios para o futuro, contribuindo para decisões mais assertivas e sustentáveis.

Público-Alvo

Empreendedores e profissionais de mercado que desejam compreender as atuais mudanças do cenário mercadológico, desenvolvendo técnicas para elaboração de BI e dashboards interativos e capazes de promover a mensuração de indicadores e projeção de cenários.

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3174

MAIS INFORMAÇÕES

Detalhes do curso

  • Período: 11, 18 e 25 de outubro de 2025
  • Carga horária: 27h/a
  • Duração: 03 dias

Horários do curso

  • Modalidade: Presencial
  • Horário: 08h às 17h

Matrículas

  • Vagas: 40

Unidade I - Estudo do cenário mercadológico

• Conceitos de empreendedorismo e gestão de negócios

• Cenário mercadológico

• Avaliação de oportunidades e ameaças

• Métodos de gerenciamento estratégico

• Análise Swot

• Design Thinking

• Ciclo PDCA

• Balaced Scorecard

• Modelo Canvas

 

Unidade II – Gestão financeira e controle de indicadores

• Gestão financeira aplicada aos novos modelos de negócios

• Precificação e alinhamento estratégico

• Taxa de Juros e Taxa de Desconto;

• Markup e Margem de Lucro;

• Média de Preços de Custos e Preços de Venda;

• Prazo Médio de Estocagem;

• Ciclo Financeiro;

• Giro de Caixa;

• Necessidade de Investimento em Capital de Giro;

• Custos e Despesas: Fixas e Variáveis;

• Cálculo do Ponto de Equilíbrio;

• DRE – Demonstração de Resultado do Exercício: Vendas Brutas, Vendas Líquida;

• CMV, Margem de Contribuição, Despesas, Lucros

• Políticas governamentais capazes de impactar na gestão de negócios

 

Unidade III – Elaboração e aplicação de ferramentas gerenciais – BI e Dashboards gerenciais

• Ferramentas de gerenciamento estratégico – BI e Dashboards;

• Prática de elaboração das ferramentas gerenciais

• Análise de indicadores de desempenho do negócio

• Processo decisório baseado em dados e avaliação de indicadores do negócio

Paulo Henrique Gondim de Freitas

Mestre em administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza, bacharel em Administração e especialista em Gestão de Marketing. Professor Universitário desde 2008, atuando em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de gestão e desenvolvimento organizacional. Consultor empresarial credenciado ao Sebrae-CE, atuando em programas de desenvolvimento organizacional.

Hermínio Silva

Especialista em Controladoria Avançada pela Trevisan (SP). Especialista em Auditoria Interna (UFC). Professor na Graduação, MBA e Extensão na Faculdade CDL. Instrutor de cursos na área de gestão e Consultor Financeiro e processos gerenciais com enfase em lucros.

 

*O Corpo docente pode sofrer alterações até o início do curso.

Forma de Pagamento

Matrícula de R$ 495,00

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: informamos que o pagamento por cartão de crédito, parcelado ou não, está disponível na forma online, no ato se sua Inscrição.

OBS3.: na forma de pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

 

Termos de cancelamento e Reembolso

O cancelamento da matrícula deverá ser solicitado pelo(a) aluno(a) exclusivamente por meio do e-mail: educacaocontinuada@unifor.br.

Caso o cancelamento seja solicitado até 1 (um) dia antes da data de início do curso, será devolvido 95% do valor pago, a título de reembolso.

Após o início do curso, não haverá devolução do valor investido.

O(a) aluno(a) poderá, alternativamente, solicitar a transferência do valor pago como crédito para outro curso da Educação Continuada, sem cobrança de multa.

Em caso de cancelamento do curso pela instituição, os valores pagos serão restituídos integralmente, de acordo com a forma de pagamento original: depósito em conta bancária indicada pelo(a) aluno(a) ou estorno no cartão de crédito.

Em caso de desistência por parte do(a) aluno(a) ou de cancelamento da missão por motivos institucionais, como insuficiência de quórum ou força maior, a universidade não se responsabiliza por quaisquer valores já pagos individualmente com passagens, hospedagem ou demais reservas pessoais, cabendo ao participante arcar com esses custos.

 

*Sujeito a alteração sem prévio aviso. Vagas limitadas.

*Turmas sujeitas a confirmação até 2 dias antes da data indicada.