Objetivo geral
Compartilhar com os participantes, conceito e as melhores práticas para aplicação do Design Thinking.
Objetivos específicos
- Contextualizar a metodologia e a relevância de centrar o desenvolvimento que é humano (human centered);
- Esclarecer os pontos críticos para o sucesso em cada uma das etapas do método;
- Ressaltar a importância da curadoria na etapa de pesquisa;
- Destacar e recomendar características da formação de um grupo de cocriação;
- Destacar e recomendar a importância do feedback com stakeholder para otimização de recursos;
- Utilizar o método para solucionar um problema trazido pelos participantes.
Público-alvo
Alunos e profissionais interessados na metodologia Design Thinking.
Carga horária
18h online
Vagas
50
Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada
educacaocontinuada@unifor.br
(85) 3477.3174
Conteúdo Programático
Conteúdo
1. Por que utilizar a metodologia de Design Thinking?
2. Como utilizá-la?
3. Contextualização da metodologia na Gestão de Inovação.
4. A relevância das três etapas: a pesquisa, a cocriação e a prototipagem.
5. A importância da curadoria das informações na etapa de pesquisa.
6. A importância da formação dos grupos de trabalho.
7. A importância do feed back no processo
8. A possibilidade de solução de problemas específicos da organização.
Facundo Barbosa
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, com ênfase em Inovação (2016). Dissertação: Gestão de ideias para a Inovação, um estudo de múltiplos casos. MBA em Gestão Estratégica de Projetos pela Estácio (2006), Especialista em Tecnologias de Banco de Dados pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (2002), graduado em Processamento de Dados pela AESF (2001).
É consultor independente em Modelo de Gestão (Estratégia, Projetos, Processos, Resultados e Inovação), palestrante, professor de pós-graduação da Universidade de Fortaleza - UNIFOR e professor de cursos livres de aperfeiçoamento profissional.
Coordenou a Missão da Pós-Unifor ao Vale do Silício em setembro de 2016 com foco em Inovação e Empreendedorismo. A missão teve atividades no Google, Facebook, IBM, Stanford University, Berkeley University, Secretaria de Inovação da cidade de São Francisco, na Aceleradora Plug and Play e outras empresas. Participou da missão do Mestrado em Administração da Unifor à cidade de New York, em junho de 2016, com foco em Inovação, Empreendedorismo e Liderança. A visita tem atividades no Google, Viacom e Columbia University e outras empresas.
Foi responsável pelo Modelo de Gestão de Empresas como Rede Conecta Telecom (Operadora OI), grupo M. Dias Branco e Totvs – Unidade Ceará e Vale do São Francisco, atuando como facilitador da definição e implementação da estratégia corporativa, gestão de programas, gestão de projetos gestão por resultados e Inovação. Foi gerente de projetos do Grupo HDD - Saúde. Foi gestor de TIC da Metalgráfica Cearense S/A – MECESA e gestor de marketing da Coca-Cola Solar. Gerenciou projetos envolvendo grandes empresas de consultoria, como EY, KPMG, McKinsey, Falconi, Unisys e outras.
Forma de Pagamento
Em breve mais informações
Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 15%
Funcionários de empresas parceiras: 10%
OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 veze
s, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.