Objetivo Geral
Capacitar o aluno para planejar e desenvolver uma vitrine de diversos segmentos, bem como, trabalhar as técnicas de cores e iluminação tornando a vitrine mais atraente.
Objetivos Específicos
Apresentar os conceitos e definições de Vitrine, bem como sua história.Mostrar os elementos necessários para a criação de uma Vitrine.Conduzir o aluno a pensar e entender como uma Vitrine é desenvolvida.Mostrar para os alunos a importância do planejamento de uma vitrine, para o sucesso das vendas.
Público Alvo
Todas as pessoas que tenham interesse em aprender como uma Vitrine é planejada e desenvolvida, além de estudantes ou profissionais das áreas de Design de Moda, Marketing, Publicidade e Propaganda e áreas afins.
Carga Horária
15h
Vagas
30
1. Introdução
- Conceitos e história da vitrine
- Técnicas aplicadas às vitrines
- Pilares do Vitrinismo
- Segmento: A relação da vitrine com a loja
- Composição estética e uso do espaço físico
2. Composição estética e uso do espaço físico
- Forma, Movimento, Peso, Unidade
- Arquitetura de vitrine
- Conjuntos expositivos
- Tópicos básicos para a montagem de uma vitrine
- Merchandising visual
3. A vitrine como estratégia de marketing
- Vitrinismo como ferramenta de venda
- Tipos de comércios
- O equilíbrio no vitrinismo
- Interior x Araras
- Compondo looks
- Manequins: modelos e tipos
4. A aplicação das cores e iluminação na produção de vitrines
4.1 O poder da cor
- Combinação de Cor
- A Teoria da Cor
- Combinando cores complementares
4.2 Iluminação
- Iluminação de vitrine e área interna da loja
- Focos e direcionamentos de luz
- Conceitos e objetivos de iluminar
- Lâmpadas de efeito, luz direta e spotlights
5. Planejamento de vitrine com uso de temas
- Objetivos de uma campanha de moda
- Adereços decorativos e Fotografia
- Painel, motivos gráficos e publicitários
- Programação visual de vitrine
- Materiais, posicionamento, produto e publicidade
6. A Produção de Vitrine
- Pontos a serem analisados
- Cuidados
- Cronogramas
- Dicas gerais para a realização de uma boa vitrine
7. Trabalho em Grupo
- Prática: Observação de vitrines de lojas em visitas feitas pelos alunos a shoppings com orientação do professor
Mônica Albuquerque
MBA em Gestão do Design de Moda (Ateneu-CE), Especialista em Gestão da Produção e Logística pelo Instituto Camilo Filho (Teresina-PI). Formada em Design de Moda pela (Estácio-CE). Bacharel em Ciências Econômicas pela URCA (Crato-CE). Possui formação como Instrutora pelo IEMP (Teresina-PI) e pelo SENAC (Caxias-MA), além de possuir formação nas áreas de Visual Merchandising e Fashion Branding pela EnModa-SP. Atualmente, acumula as funções de: Professora Graduação do Curso Design de Moda e Professora Conteudista (Ateneu), da Pós-graduação (Estácio-CE), leciona cursos de extensão na UNIFOR, é Colunista e Produtora de Moda da Revista Pollo Fashion. Atua como Consultora de Imagem e Estilo, Personal Stylist e Personal Organizer. É Designer e Diretora Criativa da própria marca e Sócia-Diretora da MA Consultoria e Treinamento Empresarial LTDA, através da qual ministra cursos, palestras e workshops nas áreas de Consultoria de Moda para Vendedores, Personal Stylist e Consultoria de Imagem, Visual Merchandising, Vitrinismo e Fashion Branding. Idealizadora do Seminário "Viva Seu Estilo" realizado em Juazeiro do Norte-CE e do Evento Fashion Tea realizado em Fortaleza, já tendo prestado serviços de Instrutoria para empresas como: Sebrae-Ce Juazeiro do Norte, HerdArs - Escola de Herdeiros, Ceará Moda Shopping e várias faculdades.
Carolina Dornas
MBA Gestão do Design de Moda (Ateneu-CE) 2017; Graduada em Design de Moda pela Faculdade Católica Marista (2011). Atualmente, acumula as funções de: Palestrante, Professora de Graduação no Curso de Design de Moda Faculdade Ateneu (FATE) e atua no mercado como Designer de Moda - Estilista na MG Industria e Comercio LTDA. (Rvinte), com atuação nas áreas de Pesquisa de Tendências, Planejamento de Coleções e desenvolvimento da criação, Produção de Moda, Desenvolvimento Artísticos de Catálogos de Moda, Vitrinismo, Planejamento de Loja para o Varejo e Treinamento interno para equipe de vendas (2008-Atual). Atuou como Assistente de Estilo na Empresa Chica Fulô em 2007/2008. 1º lugar na Menção Honrosa - V Universo Ateneu / JOCA - II Jornada Científica, Faculdade Ateneu em 2016. Idealizadora da Palestra Empoderamento x Estilo no Mercado de Moda realizada no SENAI-Ce e no Evento PFW - Pollo Fashion Week e da Palestra Modelos de Negócios Fast Fashion x Slow Fashion realizada no Centro Universitário Estácio do Ceará. Palestras sobre: Planejamento de Coleções para o Varejo e sobre Projeto de Lookbook, ambas realizadas na Faculdade Ateneu.
Matrícula de R$ 263,00 (duzentos e sessenta e três reais).
**Condições especiais para pagamento
*Valor sujeito a alteração de acordo com a data de início de nova turma do curso.