Animais Peçonhentos e Manejo de Fauna

Veterinário maneja uma cobra

Objetivo do curso

• O presente projeto tem como objetivo geral possibilitar a esse segmento social, o reconhecimento das serpentes peçonhentas, a prevenção e os procedimentos em caso de acidentes ofídicos;

• Promover o reconhecimento das principais serpentes peçonhentas, com base na observação de caracteres anatômicos, tais como, presença de chocalho na cauda, presença de fosseta loreal e padrões de coloração;

• Informar as principais partes do corpo humano que são acometidas por acidentes ofídicos durante os trabalhos no meio rural, e apresentar as medidas de sua prevenção, através do uso de adequado de roupas, calçados e equipamentos de segurança;

• Apresentar as formas de ação da peçonha de acordo com a serpente causadora do acidente, possibilitando a identificação dos sintomas, e ainda, determinando o que não deve ser feito ao acidentado, inserindo as medidas corretas de primeiros socorros.

Justificativa do curso

As serpentes despertam diferentes reações nas pessoas como medo, repulsa, fascinação e principalmente curiosidade, o que justifica o grande interesse pelo assunto. Contudo, não se pode falar em serpentes sem mencionar os acidentes humanos causados por esses animais e o que representam à saúde pública.

A utilização de temas ligados ao ofidismo como ferramenta para o ensino e a prática de conceitos em ciências e educação ambiental é uma proposta utilizada com sucesso por várias instituições.

Assim, diante do exposto aqui, justifica-se a necessidade de implementação de um projeto de extensão para esta temática, pois entendemos que os trabalhos de prevenção e educação ambiental, constituem uma poderosa ferramenta que maximiza tanto a aprendizagem discente quanto contribui para a desmistificação de conceitos envolvendo estes animais por parte da comunidade em geral.

Público-alvo

Profissionais e estudantes das áreas de Saúde, Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança, Medicina Veterinária.

Informações para contato

5.1. CUIDADO INTENSIVO NOS ACIDENTES POR ANIMAIS PEÇONHENTOS
5.2. ALTERNATIVA NO MANEJO DE ACIDENTES POR SERPENTES PEÇONHENTAS

Gabriel de Mesquita Facundo

Atualmente coordena o  Projeto de Saúde Ambiental, Convênio Fundação Nacional de Saúde – FUNASA. Coordenador Nacional do Meio Ambiente Cruz Vermelha Brasileira - CVB, Fundador da EMPRESA BIOSPHERA CONSULTORIA, responsável por elaboração de projetos nas áreas ambientais, aquícolas e biológicas. Criador da Brigada Ambiental da Cruz Vermelha Estadual com mais de sessenta voluntários. Capacitação em manejo de fauna e animais peçonhentos. Doutor em Aquicultura e Mestre em Ciências Tropicais.

Forma de Pagamento

Matricula R$ 306,25

Descontos**
Aluno e Ex-aluno Unifor: 20%
Funcionários de empresas parceiras: até 20% (necessário consultar condições)

OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.

À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.

PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.

OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.

OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

Termos de cancelamento e Reembolso

O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.

Certificado

Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.