Como Construir Startups De Sucesso – Modelo Stanford – Módulo I Curso de Curta Duração

empreendedores planejando em reunião

Objetivos gerais

É perceptível que a falta de conhecimento dos empreendedores sobre as questões legais das startups tem trazido muito prejuízo a várias pessoas que se arriscam neste modelo de negócio. Por outro lado, e inconteste que o empreendedorismo está crescendo no Brasil e no mundo. O Ceará pode ser um polo crescente de startups.

Objetivos específicos

Qualificar empreendedores, investidores, advogados e curiosos para atuarem com startups e aumentarem seus ganhos.

Público-alvo

Empreendedores; advogados; administradores; contadores; economistas; engenheiros; analistas de sistemas, publicitários.

Estudantes de direito; TI; engenharia; administração e economia.

Carga Horária
20h

Vagas
20 vagas

Informações para contato

Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada

  • E-mail de contato: educacaocontinuada@unifor.br
  • Fone de contato: 3477.3114
  • Endereço de contato: Bloco B - sala 8

Mais Informações

Até 08 de maio de 2019, ou enquanto houver vagas.

De 20 a 24 de maio de 2019.

Segunda a sexta-feira, das 18h às 22h

01. VOCÊ REALMENTE E EMPREENDEDOR? 

02. IMPACTOS DA TECNOLOGIA EM MODELOS TRADICIONAIS DE NEGÓCIO.

A tecnologia impactará seu negócio ou melhor, quando ela impactara?

Sabe o que é e como funciona a região mais empreendedora do mundo?

O que podemos aprender com os primeiros empreendedores do Vale do Silício?

Visão geral do curso, procedimentos e expectativas.

03. CONCEPÇÃO DE UMA STARTUP E AMBIENTES DE NEGÓCIOS.

Startups–definições.

É preciso quebrar regras, aprender lições e resolver problemas (Casos de sucesso no mundo).

Segundo o Banco Mundial, como é o ambiente de negócio no Brasil; o que ajuda e que atrapalha as Startups.

O Brasil em comparação com as economias mais inovadoras do mundo é competitivo?

A tributação acachapante que inibe o empreendedorismo. 

04. PROPRIEDADE INTELECTUAL.

A economia colaborativa das Startups.

Como compartilhar ideias?

Propriedade intelectual e o segredo do negócio.

Como fazer um NDA (Non-Disclosure Agrement)?

Quando utilizar um MOU (Memorandum of Understanding).

Startups - revisando o primeiro protótipo.

Frameworks para entender desafios comuns que as startups enfrentam.

Antecedentes (definições, histórico, estatísticas, tipos, tipologias, etc).

Avaliando suas metas pessoais para o curso.

05. MARKETING DIGITAL, BIG DATA & DATA SCIENCE, PROTEÇÃO DE DADOS E PRIVACIDADE NA REDE.

O marketing na era digital e a utilização das redes sociais.

As tendências da Big Data & Data Science.

Dados pessoais e empresariais.

As relações de consumo do cliente digital.

Há privacidade na internet?  

06. PAPEL DAS INCUBADORAS E ACELERADORAS

O que é uma incubadora?

Qual seu papel?

Uma Startup precisa de uma incubadora?

As principais incubadoras do Ceara, do Brasil e do Mundo.

O que é uma aceleradora?

Qual o seu papel?

Uma Startup precisa ser acelerada?

As principais aceleradoras do Ceará, do Brasil e do mundo.

Quais os outros players importantes para as Startups

 07. FORMAÇÃO DE EQUIPE, RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES E CLIENTES.

Você e sua equipe: formação de times coesos.

Avaliando sua motivação pessoal, metas, habilidades, capacidades e prontidão.

Você vai morar lá, então que tipo de casa você está construindo?

Formando uma grande equipe complementar.

A importância do bom relacionamento com fornecedores e clientes.

Como atrair cliente para sua Startup?

08. MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL E NO MUNDO

Quantas Startups tem no Brasil?

Quais os principais centros e as tendências brasileiras e no mundo?

Como sobreviver e vencer no mercado mais competitivo que o capitalismo já criou?     

09. ESTUDO DE CASOS DE SUCESSO (OU NÃO) NO BRASIL E NO MUNDO. APRESENTAÇÃO DE CASO REAL.

O fracasso como um passo para o sucesso.

Estudos de casos brasileiros e internacionais. 

Fabiano Tavora

Advogado, Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/CE e CEO da Startup InSchool. Mestre em Direito dos Negócios pelo Ilustre Colégio de Advogados de Madrid (Espanha), Mestre em Direito Constitucional aplicado as Relações Econômicas pela Universidade de Fortaleza (Brasil), MBA de Gestão Empresarial pela FGV (Brasil), estudos de aperfeiçoamento técnico em Startups na Universidade de Stanford (EUA) e na Universidade da Califórnia (EUA). Autor de 02 livros de Direito Internacional e coordenador da Coleção Diplomata, todos publicados pela Editora Saraiva. Consultor e Mentor de Startups.

Matrícula de R$ 496,00 (quatrocentos e noventa e seis reais).