Objetivos Gerais
Capacitar profissionais para atuar na gestão ou assessoramento de candidatos, lideranças políticas e partidos durante seus mandatos e futuras campanhas eleitorais.
Objetivos Específicos
Estabelecer as competências e habilidades para atuar na gestão e assessoramento de lideranças políticas, candidatos, parlamentares e agremiações para relacionamento com públicos de interesse, leitores, opinião pública, campanhas eleitorais, proporcionais e majoritárias, atuando no planejamento estratégico, gestão e condução de mídias digitais; interagir e ajudar na formulação de pesquisas quantitativas e qualitativas, bem como atuar no planejamento e execução de carreiras políticas e na gestão de comunicação de órgãos ou agências de entes federados.
Público-alvo
Advogados, Bachareis em Direito, assessores parlamentares, assessores de imprensa e profissionais nas áreas da comunicação social, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, sociologia, psicologia, administração, história, operadores no exercício de funções gerenciais em campanhas eleitorais proporcionais, majoritárias, com atuação ou responsabilidade na formulação e condução das políticas e práticas de comunicações em órgãos e agências públicas.
Conhecimentos necessários para participação no curso
Operadores, graduandos e graduados nas áreas de Comunicação Social, Marketing, Direito, Sociologia, Psicologia, Administração, História, entre outros, com interesse nos processos de formulação, planejamento, execução e gestão de campanhas políticas e institucionais.
Módulo I – O Estado Democrático e de Direito
Prof. Fernando Castelo Branco
18, 19 e 20 de abril de 2024
Módulo II – Jornalismo Político e Opinião Pública
Prof. Wagner Borges
23, 24 e 25 de abril de abril de 2024
Módulo III – Planejamento em Campanhas Eleitorais
Prof. Carlos Bittencourt
26, 29 e 30 de abril de 2024
Módulo IV – Direito Eleitoral . Uma abordagem Prática
Prof. Fernando Castelo Branco
2, 3 e 4 de maio de 2024
Módulo V – Tópicos em Gestão Estratégica
Prof. Josimar Costa
27 de abril de 2024
Módulo VI - Processo Comunicacional em Campanhas Eleitorais
Prof. Cláudio Sena
7, 8 e 9 de maio de 2024
Módulo VII - Processos de Data-Driven Aplicados a Políticas Eleitorais
Prof. Delano Lima
11 de maio de 2024
Módulo VIII – Assessoria de Comunicação Política
Prof. Demétrio Andrade
14, 15 e 16 de 2024
Módulo IX – Media Training
Profs. Carlos Bittencourt e Wagner Borges
21 e 22 de maio de 2024
Seminário de Encerramento - Cultura Política e Democracia
Prof. Fernando Castelo Branco, Wagner Borges & Convidados
24 de maio de 2024
Módulo X –Trabalho de Conclusão: Plano de Comunicação Política (Avaliação em Grupo – One Minute Paper)
Profs. Carlos Bittencourt, Cláudio Sena e Wagner Borges
28 e 29 de maio de 2024
JOSÉ WAGNER BORGES GONDIM
Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. Professor do MBA em Gestão de Assessoria de Comunicação da UNIFOR. Professor de Jornalismo Empresarial, Telejornalismo, História do Jornalismo, Jornalismo Esportivo, Marketing e Governança Corporativa. Professor Pesquisador do NEPCE, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação Empresarial do Curso de Jornalismo da Unifor. Profissional com experiência na Gestão de Projetos com ênfase em Comunicação Pública e Jornalismo Empresarial; Telejornalismo, Planejamento em Comunicação Corporativa, Marketing Político e Eleitoral. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1993). - Pós- Graduado em Gerência de Marketing pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (2015). Membro Titular do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CEPE - da Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Biênios 2012/14, 2014/16, 2018/2020 e 2021/2022. Mestrado em Marketing e Direção Comercial pela Universidad de La Empresa - Montevidéu, Uruguai; Sócio-Diretor da Mercado Branding. - Diretor Associado da Planear 360º.
FERNANDO ANTÔNIO CASTELO BRANCO
Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri – URCA . Bacharel e Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR, com formação complementar em Estado e Urgência Constitucional, pela Universidade de Buenos Aires – UBA. Atuação nas linhas de pesquisa em Ciência Política, com ênfase em Classes Sociais, Teoria da Democracia e Grupos de Interesse.Membro da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB CE e da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia – ABJD.
CLÁUDIO HENRIQUE DE NUNES SENA
Doutor em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará - UECE, com estágio em Lyon, França, na Université Lumière Lyon 2 (Doctorant Associé au Laboratoire EVS) pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior-PDSE da CAPES (2018/2019). Mestre em Ciências da Comunicação – Universidade do Porto, em Portugal. Pós-graduado em Teorias da Comunicação e da Imagem – Universidade Federal do Ceará, UFC. Formado em Publicidade e Propaganda – Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Mais de 15 anos de experiência profissional como redator publicitário nas agências Imagine Comunicação, Ágil Publicidade, Verve Comunicação, Ipsilon Comunicação, além de trabalhos desenvolvidos como freelancer para clientes privados e em campanhas políticas. Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Foi professor no Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7, na Faculdade Católica do Ceará - Marista. Leciona também em cursos de pós-graduação. É Autor de artigos na área da Comunicação, Sociologia, Antropologia, Cultura, Artes e Novas Tecnologias.
JOSIMAR SOUZA COSTA
Coordenador dos cursos de graduação em Administração, Negócios, Gestão Financeira e Inteligência de Negócios da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor da graduação e do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da Universidade de Fortaleza. Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza e mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Administração Acadêmica Universitária. Membro do grupo de pesquisa Estudos sobre Inovação Social, Empreendorismo Social e Inovação Organizacional ( InoS ). Experiência em gestão pública com foco na gestão de projetos estruturantes. Na iniciativa privada atuou como diretor executivo de clínica médica e como gerente regional responsável por times de vendas de medicamentos veterinários nos estado do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão. No setor educacional exerceu cargos de direção, gerência e coordenação pedagógica em uma escola de cursos profissionalizantes de abrangência nacional. Possui experiência em funções nas áreas de logística, treinamento, compras e contratações.
CARLOS EDUARDO BITTENCOURT PAIVA
Graduado em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), pós-graduado em Marketing, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, mestrando em Marketing e Gestão Comercial pela Universidad De la Empresa, Montevideo/Uruguai. Professor nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração. Marketing e Design de Moda na Universidade de Fortaleza. Publicitário com passagem em agências como Advance Comunicação e Ipsilon Comunicação é sócio da empresa Mining Metrics e atua em campanhas eleitorais (vereador, deputado, senador, prefeito e governador) desde 1992. Participou de campanhas nos estados do Rio de Janeiro, Maranhão, Amapá e Ceará.
DELANO CORDEIRO LIMA
Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Ggraduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR e MBA em Marketing pela Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Possui mais de dez anos de atuação na área de inteligência de mercado, em especial na convergência de tópicos de ciência de dados aplicada à comunicação e ao marketing. No ano de 2015 fundou a startup DataImobi que atendeu a todo o mercado imobiliário nacional, no contexto de inteligência de mercado e fundou a startup Mining Metrics, baseada em análise de dados da web social com destacada atuação em projetos de consultoria relacionados à pesquisa em marketing. No ano de 2017 venceu um desafio global proposto pela empresa norte-americana Rosette, desenvolvendo um modelo de análise de dados não estruturados no âmbito da comunicação, usando às ferramentas Rosette Text Analytics e RapidMiner, ferramenta global de mineração de dados. Em 2019 tornou-se professor e pesquisador da Universidade de Fortaleza, nas áreas de planejamento de comunicação, sistemas inteligentes, pesquisa de mercado e métricas de marketing, além de desenvolver pesquisas em tópicos relacionados à ciência de dados aplicada ao marketing orientado por dados e à comunicação.
DEMÉTRIO DE ANDRADE BEZERRA FARIAS
Graduação em Curso de Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Foi professor da Pós-Graduação em Assessoria de Imprensa do Centro Universitário Estácio do Ceará e do MBA em Assessoria de Comunicação e Gestão da Universidade de Fortaleza (Unifor). Assessor de comunicação da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará e de comunicação parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará. Ex-coordenador de Comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Assessor de comunicação em diversas instituições públicas, privadas e do 3o. setor. Tem ampla experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Governamental e Eleitoral e assessoria de comunicação, atuando em várias eleições majoritárias e proporcionais.
Forma de Pagamento
Matrícula R$ 1.450,00
OBS1.: Imprima o boleto e apresente-o na Secretaria, para receber a autorização do desconto, e pagá-lo na Tesouraria da UNIFOR.
À VISTA, pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO, em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.; imprima o boleto e apresente-o na Tesouraria da UNIFOR, para efetuar o parcelamento.
OBS2.: Informamos que, a Forma de Pagamento por Cartão de Crédito, parcelado ou não, está disponível na forma Online, no ato de sua Inscrição.
OBS3.: Informamos que, a Forma de Pagamento parcelado, o valor mínimo da parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais).
Certificado
Será conferido Certificado de Participação ao aluno que obtiver frequência igual ou superior a 85% da carga horária.