Objetivos
Ensinar ao aluno fundamentos teóricos essenciais sobre a modelagem termo-energética de edificações
- Aspectos metodológicos fundamentais às simulações computacionais;
- Aspectos teóricos e práticos da inclusão de simulações termo-energéticas no processo de projeto de edifícios;
- Capacitação no uso da ferramenta OpenStudio + Energyplus;
- Capacitação na aplicação de técnicase medidas estatísticas, como: Histogramas, desvio padrão, heatmaps, curvas cumulativas, curva de Pareto;
Justificativa do Curso
A crescente demanda por eficiência energética no setor da construção civil impulsiona inovações voltadas à redução da carga térmica e otimização do desempenho energético das edificações. Nesse contexto, o uso de simulações energéticas se destaca como uma ferramenta essencial para prever cenários e fundamentar decisões que visam a redução do consumo energético e a melhoria do conforto térmico.
Diante da instabilidade climática e dos desafios relacionados à matriz energética brasileira, a dependência de fontes hidroelétricas tem causado impactos diretos nos custos de operação de edifícios. Em situações de crise, a necessidade de recorrer a usinas termoelétricas resulta em aumentos tarifários significativos, afetando diretamente o setor da construção e os ocupantes de edificações. Assim, estratégias que visem a eficiência energética, como a redução da demanda por climatização artificial, tornam-se fundamentais.
O curso propõe capacitar profissionais para utilizar simulações computacionais no estudo de intervenções projetuais que diminuam a carga térmica em edificações. Partindo de um estudo de caso real, será realizada a modelagem energética da edificação, analisando a escolha de materiais e sistemas construtivos que melhor contribuem para a redução do calor interno, minimizando a necessidade de sistemas de climatização. As simulações permitirão avaliar diferentes estratégias de projeto, considerando o impacto direto de cada solução na demanda energética por resfriamento.
Público-Alvo
Arquitetos e engenheiros profissionais
Estudantes de arquitetura e engenharia
Demais profissionais da construção civil e interessados em sustentabilidade
Conhecimentos necessários para participação no curso
Programa Sketchup
Operacionalização básica de planilha eletrônica
Condicionamento Ambiental
Módulo de Simulação Computacional
- Modelo térmico x modelo geométrico: Simplificações cabíveis, metodologia de modelagem
- Zonas térmicas, condições de contorno
- Arquivos climáticos e outros fatores externos
- Materiais, elementos e sistemas construtivos e suas propriedades térmicas
- Renovação de ar, setpoints de ar-condicionado, cargas térmicas ideais
- Fontes térmicas internas: Iluminação, equipamentos e pessoas
- Ocupantes: Perfil de ocupação, taxa metabólica, agendamentos de horários
- Visualização de dados, quantificação e métodos de análise
Módulo de Viabilidade Financeira
- Tarifas energéticas
- Métricas energéticas, benchmarks brasileiros
- Composições para orçamentação
- Levantamento de preços
- Benefícios e Despesas Indiretas
- Projeção de fluxo de caixa
- Taxa Mínima de Atratividade
- Taxa Interna de Retorno
- Valor Presente Líquido
Bruno de Paiva y Raviolo
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Ceará - UFC, com atuação no âmbito de desempenho ambiental dos edifícios, abordando modelagem e simulações computacionais voltadas para otimização de desempenho e questões vinculadas à sustentabilidade e eficiência energética, atualmente mestrando em Ciência de Dados e Inteligência Artificial pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
Forma de Pagamento
Matrícula de R$ 550,00
À VISTA: pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou farmácia.
PARCELADO: em até 6 vezes, nos cartões VISA ou MASTERCARD.
Informamos que a forma de pagamento por cartão de crédito - parcelado ou não - está disponível na forma Online, no ato se sua Inscrição.
Termos de cancelamento e Reembolso
O aluno poderá solicitar cancelamento da matrícula através do e-mail educacaocontinuada@unifor.br. Sendo o cancelamento solicitado até 1 dia antes da data de início do curso, haverá a devolução de 95% do valor pago. Após a data de início do curso, não haverá devolução do valor investido. O aluno poderá requerer transferência do valor do crédito para outro curso, sem a cobrança de multa. Caso a instituição cancele a oferta do curso, os valores serão restituídos integralmente. O reembolso será efetuado na conta bancária indicada pelo aluno ou estornado no cartão de crédito.